Em meio a crise, o setor de saúde supera gerando empregos e capacitando novos profissionais

Apesar da crise financeira, que se arrasta pelo país, levando vários setores à demitir  seus funcionários, como no comércio e varejo, outros mercados demandam pessoas capacitadas, como ocorre na saúde. 

Com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostra que a recessão não tem impedido a abertura de vagas, sobretudo na área de saúde. Praticamente em todos os Estados e no Distrito Federal há oportunidades de trabalho abertas. 

No entender dos especialistas, o setor de saúde será um dos que mais empregará nos próximos anos. Portanto, aqueles que estão se sentindo desmotivados devem aproveitar este semestre para renovar o combustível da esperança. Jogue os preconceitos fora, faça cursos técnicos e não se envergonhe de ter que recomeçar em nova carreira, mesmo que ganhando menos. Mais à frente, isso pode resultar em rendimentos maiores e na descoberta de aptidões que estavam escondidas pelo comodismo. 

Segundo José Márcio Camargo, economista-chefe da Opus Investimento e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), apesar da recessão isso não quer dizer que todas as portas estão fechadas.

Sempre há alguém em busca de profissionais qualificados e com disposição para aprender. Quem quer uma colocação no mercado de trabalho, além de otimismo, necessita saber onde há emprego. Em um quadro como o atual, os setores que mais resistem são os prioritários, como o de saúde, exemplifica Camargo.

“Num país que está envelhecendo rápido, como o Brasil, a demanda por profissionais nessa área será cada vez maior. De porteiro de hospital ao mais especializado dos médicos”, ressalta o professor.

O mercado está tão aquecido para os profissionais de saúde que a agenda do cardiologista Paulo Juvenal, 68 anos, está sempre lotada. Nem mesmo o fato de milhares de pessoas terem perdido o convênio médico, por causa do desemprego, reduziu o número de pacientes. A justificativa: as pessoas abrem mão de tudo, menos de cuidarem da saúde.

Somente em casos extremos deixam de se consultarem ou de seguirem um tratamento médico. Por precaução, contudo, Juvenal preferiu não reajustar o valor das consultas. A decisão, tomada no começo do ano passado, será repetida em 2017. Com isso, ele acredita que manterá a clientela intacta. “Não dá para brincar com a crise”, afirma. Para o médico, a tendência do mercado de saúde é de crescimento contínuo, o que permitirá que mais profissionais sejam absorvidos. A prioridade, porém, recairá sobre aqueles que estiverem mais bem preparados para ocupar os postos abertos.

Sua posição é reforçada pelo CAGED. De outubro de 2015 a outubro de 2016, as atividades ligadas ao setor de saúde mantiveram saldo de empregos positivo em 14 das 27 unidades da Federação. Ou seja, foram abertas mais vagas do que fechadas.

Aqueles que optarem pela formação técnica poderão sair na frente. Há, pelo Brasil, muitas vagas para pessoas com conhecimento específico.

E falando em formação técnica, para os moradores da região litorânea do Rio de Janeiro, mais precisamente na Região dos Lagos, em Cabo Frio, recomenda-se a Etap Saúde. Fundada em 2010, a escola técnica de aplicação profissional é especializada em cursos na área de saúde, dentre eles: técnico em enfermagem, técnico em enfermagem do trabalho, instrumentação cirúrgica, massoterapia, drenagem linfática, entre outros.

Veja a seguir diversas oportunidades de trabalho na área da saúde pelo Brasil:

Vagas para Técnico em Enfermagem
https://www.sine.com.br/vagas-empregos/tecnico-de-enfermagem

Vagas para Cuidador de Idoso
https://www.sine.com.br/vagas-empregos/cuidador-de-idoso

Vagas pra Técnico em Enfermagem do Trabalho
https://www.sine.com.br/vagas-empregos/tecnico-de-enfermagem-do-trabalho

Vagas para Instrumentador Cirúrgico
https://www.sine.com.br/vagas-empregos/instrumentador-cirurgico

Vagas para Massoterapeuta
https://www.sine.com.br/vagas-empregos/massoterapeuta

Vagas para Técnico em Radiologia
https://www.sine.com.br/vagas-empregos/tecnico-em-radiologia

Outros sites com oportunidades de trabalho na área da saúde:

http://www.vagasrio.com.br/category/vagas-por-area/tecnico-enfermagem-enfermeiro-medico-dentista/

http://www.bne.com.br/vagas-de-emprego-na-area-de-saude

http://www.rhsaude.com.br/

Por Thuane Fontes

ETAP - Escola Técnica de Aplicação Profissional